Luthier Lineu Bravo presenteia a cantora Zélia Duncan com seu mais novo violão 6 cordas
O luthier Lineu Bravo acaba de realizar uma entrega de violão muito especial em sua carreira. No último mês de setembro, Lineu encontrou-se com Zélia Duncan para presenteá-la com seu mais novo instrumento: um violão seis cordas de náilon totalmente personalizado.
O luthier, que é muito fã de Duncan, ficou emocionado ao fazer essa surpresa para a cantora, que já sabia que receberia um presente do Luthier, mas não tinha ideia de que o violão, além de ter todas as características marcantes de um instrumento feito pelo luthier Lineu Bravo (como a sonoridade peculiar), teria também intervenções artísticas personalizadas em grafite. Zélia encantou-se com seu novo companheiro customizado, feito sob medida e especialmente para ela.
Como tudo começou
O violão customizado de Zélia é uma criação do luthier Lineu Bravo em parceira com seu amigo e artista plástico Felipe Rezende, que mantém um espaço chamado Casa Oficina, onde vive e desenvolve sua produção na criação de projetos de arquitetura, artes visuais, re-desing e moda. Felipe ficou muito satisfeito com o resultado: “Lineu queria presentear a cantora Zélia Duncan e me convidou para customizar um de seus violões produzido especialmente para ela. Foi um trabalho inusitado e muito bacana de fazer!”.
Lineu explica que a ideia inicial surgiu quando, em maio de 2015, o artista e amigo Rubens Matuck fez uma arte sublime em um de seus violões com pintura de um jequitibá feita diretamente sobre a madeira, antes da camada de verniz. Na ocasião, Rubens e sua filha, Alice, presentearam Bruno Stort com o instrumento.
Depois desse projeto, conversando com o amigo Felipe Rezende, idealizaram, por fim, o projeto de customizar instrumentos com grafite para três artistas, entre eles, Zélia Duncan.
O violão de Zélia Duncan
A ideia e a arte do violão personalizado da cantora e compositora Zélia Duncan foram criadas em conjunto pelo luthier e pelo artista plástico, entre 2015 e 2016.
Trata-se de um violão de seis cordas de náilon, com tampo em Cedro canadense, faixas e fundo em Maple Europeu e escala elevada em Ébano. É um modelo de três bocas, pois além da boca tradicional tem dois grandes “ports” dos dois lados da escala.
Na frente do instrumento, Felipe grafitou a imagem de Joni Mitchell, uma cantora, artista plástica e poetisa canadense. Já nas costas, o violão leva o rosto de Zélia Duncan, também feito em grafite pelo artista.
Na parte de trás do braço, o violão leva um fragmento do poema “Dor Elegante”, de Paulo Leminski e foi executado sobre a madeira pela caligrafista Camila Guimarães. Essa foi uma ideia de Lineu para fazer uma conexão ainda mais pessoal com a artista, já que Zélia possui uma tatuagem em seu próprio braço com o título do poema em questão.
Por Sabrina Pires/Nagaoka Mídias Sociais
- Conheça a fan page da cantora Zélia Duncan no Facebook
- Site oficial da cantora Zélia Duncan
- Mais novidades no Facebook Lineu Bravo Luthier
- Artistas
- 0