Português

A conversa ocorreu no YouTube, em um Projeto de Oscar chamado: “A Criatividade Brasileira na Luteria”

67699013_1467553253385029_6104682389286420480_n

O luthier Lineu Bravo participou de um bate papo com Oscar Ferreira, músico e sócio da Strings, um dos principais fornecedores de madeiras e acessórios para luteria no Brasil.

A conversa ocorreu no YouTube, em um Projeto de Oscar chamado: “A Criatividade Brasileira na Luteria”.

Lineu contou a Oscar Ferreira um pouco de sua trajetória profissional e deu um conselho para jovens luthiers: “Procure desenvolver a sua intimidade com a madeira, pegue uma planta consagrada de violão e faça alguma coisa parecida com aquilo da melhor maneira que puder e depois vai procurando seu caminho”.

Lineu contou também que tornou-se um luthier profissional aos 36 anos e destacou que na técnica desenvolvida para a afinação de seus instrumentos  o ouvido é o principal e conta que se considera um profissional intuitivo.

Veja o vídeo completo:

http://bit.ly/lineucriatividade


Sobre a Strings

A Strings iniciou suas atividades em 1992, sob o comando do músico Oscar Ferreira. Sua intensa atividade musical na Europa, especialmente na Alemanha, possibilitou o contato com grandes luthiers, importantes fornecedores de madeiras e acessórios para instrumentos musicais, destacando-se empresas como Schaller, Gleissner, Hannabach, Pyramid, Pirastro, Shadow, Rubner, Teller e Zeeh, que o incentivaram a iniciar a importação de seus produtos para o Brasil.

Atualmente, a Strings tem atuação em todo o Brasil, com uma linha de alta qualidade de madeiras e acessórios para violão, cavaquinho, bandolim, guitarra e baixo elétricos, viola caipira, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, alaúde, vihuela, violino e cello barroco e gamba.

 

Sobre Lineu Bravo

Lineu Bravo é luthier autodidata, apreciador de boa música. Desde cedo, desenvolveu intimidade com a madeira na marcenaria do pai. Construiu o primeiro instrumento aos 14. Desde então, seus violões, cavacos, bandolins e violas têm ido parar nas mãos de grandes músicos. Guinga, Zélia Duncan, Marcus Tardelli, Marco Pereira, João Bosco, Yamandú Costa, Chico Buarque, Ulisses Rocha, Hamilton de Holanda, Ângela Muner, Rogério Caetano, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, João Lyra, Mauricio Marques, Edson Lopes, Alessandro Penezzi, Juarez Moreira, Fernando César, Jayme Vignoli, Flávio Apro, Giacomo Bartoloni, Swami Jr, Rosa Passos, Ana Carolina, Zé Paulo Becker, Douglas Lora e todos os integrantes do Quarteto Maogani são alguns deles.

Informações

A oficina de Lineu Bravo Luthier está localizada em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a 130 quilômetros de São Paulo.

Informações: lineu@lineubravo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>