Português
posted by

No último mês de março, Lineu Bravo e outros luthiers da região saíram na Magazine Metrópole, publicação do Grupo Meon de Comunicação. Na reportagem, intitulada “Artesãos transformam madeira em instrumentos musicais”, ele explicou como escolher as madeiras para conseguir extrair o melhor som do violão, entre outros detalhes da profissão. Confira a matéria completa.

Artesãos transformam madeira em instrumentos musicais
Luthiers de São José e Taubaté vendem violões para todo o país
Violões de Lineu Bravo estão nas mãos de artistas como Chico Buarque e João Bosco Foto: Pedro Ivo Prates/Meon

Violões de Lineu Bravo estão nas mãos de artistas como Chico Buarque e João Bosco
Foto: Pedro Ivo Prates/Meon

Os instrumentos que eles produzem de forma artesanal estão nas mãos de grandes artistas de todo o país. A revista Metrópole Magazine deste mês mostra uma matéria sobre os luthiers, profissionais especializados na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância. Conversamos com o luthier Lineu Bravo, que abraçou essa arte há 15 anos. Filho de marceneiro, Lineu cresceu entre madeiras, tocos, lixadeiras e muita música. Numa conversa franca, ele explica como escolher as madeiras para conseguir extrair o melhor som do violão.

“O instrumento é um delicadíssimo aparato acústico. Tem luthiers que utilizam a mais moderna tecnologia para medir a velocidade da vibração da nota musical numa determinada madeira, a onda e frequência, para aprimorar a construção. Entre a análise técnica e a intuição, eu fico com a intuição. O meu negócio é fazer fazendo, através da sensibilidade”, observou. Seus instrumentos estão nas mãos de artistas consagrados como Chico Buarque de Holanda, João Bosco e Ana Carolina.

Violão vazado
Outro figura muito interessante é o cearense José Arimatéia de Oliveira. Ainda criança, mudou-se com a família para São José dos Campos e começou a dar os primeiros passos na construção de instrumentos musicais. Arimatéia conta como teve a inspiração para criar o violão vazado, instrumento que patenteou e vende para todo o país e até para o exterior.

O violão vazado é um instrumento patenteado pelo luthier Arimatéia Foto: Pedro Ivo Prates/Meon

O violão vazado é um instrumento patenteado pelo luthier Arimatéia
Foto: Pedro Ivo Prates/Meon

O instrumento criado pelo luthier está nas mãos de músicos dos mais diferentes estilos – de Roberto Menescal, um dos criadores da Bossa Nova, a Pepeu Gomes. Robson Miguel, violonista com carreira internacional, gravou um show registrado em DVD utilizando o violão vazado. Tudo isso e muito mais você encontra na revista Metrópole Magazine edição de março.

Fonte: Meon

- Site Meon

- Facebook Grupo Meon de Comunicação

- Mais novidades no Facebook Lineu Bravo Luthier

- Conheça o instagram do Lineu Bravo Luthier

- Novidade: Twitter Lineu Bravo Luthier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>