Português
posted by

Em busca de uma cidade do interior, mas que também oferecesse suporte e tivesse uma boa infraestrutura, Lineu Bravo encontrou Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Segundo ele, foi amor à primeira vista.

“Eu queria um dia a dia de trabalho com qualidade de vida. Aqui, você se desloca com mais facilidade, tem menos tráfego. Em Taubaté, eu tenho a vida interiorana”, afirma.

Localização

Uma das razões que mais atraiu o luthier foi a da boa localização do município. Ele afirma que lhe agradou a proximidade de Taubaté com as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, também com a Serra da Mantiqueira e o Litoral.

No entanto, Lineu ressalta um fato um pouco incômodo na cidade: “O município tem um tamanho fantástico, tem uma estrutura de produtos e serviços completa, tem tudo que a gente precisa. Só falta um supermercado 24 horas. O problema é que Taubaté fecha às 22h.”

Matéria-prima em comum

Lineu Bravo faz parte do projeto “Brasil feito à mão”, coordenado pelo escultor Fernando Ito, no qual artistas divulgam suas obras e fazem encontros culturais na região do Vale do Paraíba. Para o luthier, Ito é um dos maiores incentivadores da arte na cidade.

A amizade dos dois surgiu de uma especial afinidade: o carinho pelo trabalho manual em madeira. Conhecedor do assunto, Fernando Ito admira a habilidade do colega com o violão: “Lineu tem um trabalho refinado, de uma técnica bem aguçada, detalhes nos acabamentos muito bem feitos. Ele é primoroso naquilo que faz. Tem destreza no trabalho.”

Fernando Ito e Lineu Bravo na inauguração da Escola de Xilogravura no Hotel Olavo Bilac

Fernando Ito e Lineu Bravo na inauguração da Escola de Xilogravura no Hotel Olavo Bilac

Cultura

De acordo com o luthier, o fato de viver em uma região que possui riqueza histórico-cultural, onde várias personalidades, como Monteiro Lobato, Mazzaropi, e Elpídio dos Santos fizeram história, faz com que o Vale do Paraíba possua um ar inspirador.

“Taubaté é uma cidade aconchegante e acolhedora. A qualquer momento a gente encontra pessoas interessantes e consegue trocar figurinhas de uma maneira muito agradável”, finalizou o artesão Lineu Bravo.

- Mais novidades no Facebook de Lineu Bravo

- Núcleo Brasil feito à mão no Facebook

Por Mayara Fujikake

2 thoughts on “Lineu Bravo Luthier: amor à primeira vista por Taubaté

  1. Pingback

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>