Português
posted by

O luthier Lineu Bravo fala sobre a evolução da escola do violão desenvolvida no Brasil.

Há no mundo três grandes escolas de violão:

– Violão Clássico

– Violão Flamenco

– Violão Brasileiro

Isto porque, embora o instrumento seja muito popular em praticamente todo o globo, nestas três escolas o violão é levado ao seu limite, deixando de ser um mero acompanhador para desempenhar um papel central.

Violão Brasileiro

O violão brasileiro se desenvolveu naturalmente da fusão de diferentes influências, por isso não tem uma sonoridade específica.

Na história do violão popular no Brasil houve um desenvolvimento com legados e influências muito rápidas de uma geração para outra em diferentes regiões, sempre exigindo dos violonistas um alto desempenho.

Talvez o violão brasileiro seja a escola que melhor aceita influências externas, isto provavelmente por estarmos em um país rico em miscigenação cultural. Muitos violonistas populares importantes tiveram e têm alguma base do violão erudito e do flamenco. Estas técnicas são sempre bem-vindas e assimiladas, algumas vezes até com uma certa irreverência, bem ao “jeitinho brasileiro”. O resultado é sempre um algo a mais na nossa música.

7 cordas

No decorrer do século 20 uma figura importante apareceu neste cenário: o violão de sete cordas. Este não é superior ou inferior ao tradicional de seis cordas, mas permite possibilidades específicas.

Eu acredito que o surgimento do sete cordas alavancou ainda mais o desenvolvimento de técnicas também para os violonistas de seis cordas, que se vêm desafiados e impelidos a serem ainda mais criativos.

O que estamos observando nas últimas décadas é uma contrapartida histórica muito grande: nós que sempre bebemos das culturas estrangeiras estamos despertando muito interesse em todo o mundo.

A música brasileira – com certo destaque para o violão brasileiro – está mais e mais sendo consumida e assimilada por músicos dos três continentes.

Por Lineu Bravo

Confira vídeos das três grandes escolas de violão do mundo:

– Violão Brasileiro – Baden Powell

– Violão Flamenco – Paco de Lucía

– Violão Clássico – Andres Segovia

- Mais novidades no Facebook de Lineu Bravo 

- Assista aos vídeos do Lineu Bravo no Youtube

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>