O luthier Lineu Bravo fala sobre a evolução da escola do violão desenvolvida no Brasil.
Há no mundo três grandes escolas de violão:
– Violão Clássico
– Violão Flamenco
– Violão Brasileiro
Isto porque, embora o instrumento seja muito popular em praticamente todo o globo, nestas três escolas o violão é levado ao seu limite, deixando de ser um mero acompanhador para desempenhar um papel central.
Violão Brasileiro
O violão brasileiro se desenvolveu naturalmente da fusão de diferentes influências, por isso não tem uma sonoridade específica.
Na história do violão popular no Brasil houve um desenvolvimento com legados e influências muito rápidas de uma geração para outra em diferentes regiões, sempre exigindo dos violonistas um alto desempenho.
Talvez o violão brasileiro seja a escola que melhor aceita influências externas, isto provavelmente por estarmos em um país rico em miscigenação cultural. Muitos violonistas populares importantes tiveram e têm alguma base do violão erudito e do flamenco. Estas técnicas são sempre bem-vindas e assimiladas, algumas vezes até com uma certa irreverência, bem ao “jeitinho brasileiro”. O resultado é sempre um algo a mais na nossa música.
7 cordas
No decorrer do século 20 uma figura importante apareceu neste cenário: o violão de sete cordas. Este não é superior ou inferior ao tradicional de seis cordas, mas permite possibilidades específicas.
Eu acredito que o surgimento do sete cordas alavancou ainda mais o desenvolvimento de técnicas também para os violonistas de seis cordas, que se vêm desafiados e impelidos a serem ainda mais criativos.
O que estamos observando nas últimas décadas é uma contrapartida histórica muito grande: nós que sempre bebemos das culturas estrangeiras estamos despertando muito interesse em todo o mundo.
A música brasileira – com certo destaque para o violão brasileiro – está mais e mais sendo consumida e assimilada por músicos dos três continentes.
Por Lineu Bravo
Confira vídeos das três grandes escolas de violão do mundo:
– Violão Brasileiro – Baden Powell
– Violão Flamenco – Paco de Lucía
– Violão Clássico – Andres Segovia
- Mais novidades no Facebook de Lineu Bravo
- Assista aos vídeos do Lineu Bravo no Youtube
- Violão
- 0