Português

Conheça um pouco mais da carreira do músico que adquiriu violão do luthier Lineu Bravo

20429579_1267059120106528_7920692227871109479_n

Elder Costa é pós graduado em “Canção Popular” pela Faculdade Santa Marcelina (SP), bacharel em Violão pela Faculdade Mozarteum (SP) e licenciado em Música pela Universidade de Três Corações (MG).

Carreira na música

Sua trajetória musical começou no Conservatório Estadual de Minas Gerais de Pouso Alegre, onde participou de vários grupos musicais.  Também lecionou violão no Conservatório Estadual de Pouso Alegre (MG) e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo.

No começo dos anos 90, formou a banda Toque de Midas, gravou, com o grupo, três álbuns, fez shows por todo o país e recebeu, em 1996, uma indicação para “Melhor Banda” no Prêmio Sharp, ao lado de Titãs e Paralamas do Sucesso.

Elder Costa integrou como guitarrista, a banda da cantora Ana Carolina, de 1999 até 2003. Participou do DVD “Ana Rita Joana Iracema Carolina”, dividindo as guitarras com o renomado produtor Liminha.

Em 2002, ele lançou seu primeiro trabalho solo, o CD “Lindas e Benditas” com participações de Milton Nascimento e Ana Carolina. Este trabalho alcançou uma expressiva marca de vendas no mercado independente.

O músico participou ainda da turnê de Milton Nascimento pelo circuito Telemig Celular de Cultura e do projeto Novas Caras da Música Brasileira, junto com Ivan Lins, Marina Lima, Zeca Baleiro, Chico César e Rita Ribeiro, lançado pela Abril Music.

Também já teve a oportunidade de atuar ao lado de artistas como Toninho Horta, Beto Guedes, Lô Borges, Samuel Rosa, Maria Bethânia, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Daniela Mercury e Alcione.

Elder Costa já passou por 15 países europeus participando como violonista das turnês internacionais o Lendário Trio Mocotó e também atua como produtor e organizador do FAM (Festival de Artes da Mantiqueira), na cidade de Gonçalves, no sul de Minas.

O talentoso músico transita em diversos estilos, desde a sua origem brejeira ao universo pop, fazendo ainda uma MPB com sotaques regionais.

Novidades na carreira

O músico prepara um novo disco, um CD autoral, meio canção, meio instrumental, com algumas peças para violão.

Elder Costa e o violão Lineu Bravo

Violão Lineu Bravo de Elder Costa

Violão Lineu Bravo de Elder Costa

Elder Costa, exímio músico, produtor e violonista, adquiriu um violão Lineu Bravo tampo em Cedro Canadense e fundo em Jacarandá Indiano, feito em 2014. Recentemente, ele estreou o instrumento em estúdio para o novo disco que em breve será lançado e, segundo ele, será autoral com peças instrumentais.

Elder ficou sabendo do trabalho do luthier através de um amigo, o violonista Marco Elízeo, de Três Pontas. Marco elogiou muito o trabalho de Lineu Bravo e contou ao músico que ele morava em uma cidade próxima. Na época, Lineu morava em Paraisópolis e ele em Gonçalves, ambas no sul de Minas.

Elder Costa e seu violão Lineu Bravo

Elder Costa e seu violão Lineu Bravo

Confira o depoimento deixado por Elder Costa sobre seu violão Lineu Bravo:

“O violão feito pelo Lineu é uma obra de arte! Sinto que toda vez que vou toca-lo tenho que pedir sua bênção. O instrumento por si próprio se impõe! Quem toca mal provavelmente não vai conseguir tocá-lo.”

Sobre Lineu Bravo

Lineu Bravo é luthier autodidata, apreciador de boa música e morador da cidade de Taubaté, São Paulo. Desde cedo desenvolveu intimidade com a madeira na marcenaria do pai. Construiu o primeiro instrumento aos 14. Desde então, seus violões, cavacos, bandolins e violas têm ido parar nas mãos de grandes músicos. Guinga, Marcus Tardelli, Marco Pereira, João Bosco, Yamandú Costa, Chico Buarque, Ulisses Rocha, Hamilton de Holanda, Ângela Muner, Rogério Caetano, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, João Lyra, Maurício Marques, Edson Lopes, Alessandro Penezzi, Juarez Moreira, Fernando César, Jayme Vignoli, Flávio Apro, Giacomo Bartoloni, Swami Jr, Rosa Passos, Ana Carolina, Zé Paulo Becker, Douglas Lora e todos os integrantes do Quarteto Maogani são alguns deles.

- Mais novidades no Facebook Lineu Bravo Luthier

- Confira as novidades do luthier Lineu Bravo em seu Instagram

- Confira novidades na carreira de Elder Costa em sua página no Facebook

- Site Oficial Elder Costa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>