Não tirar todas as cordas do violão na hora da troca do encordoamento e cuidado com a umidade foram algumas das dicas do luthier de Taubaté
O violão requer muito cuidado no que diz respeito à afinação, limpeza e transporte. Pensando nisso, confira as dicas valiosas do luthier Lineu Bravo para músicos.
Troca do encordoamento
É importante não tirar todas as cordas do violão na hora da troca do encordoamento. Deve-se tirar uma corda e substituir pela corda nova, levando-a até a afinação. Depois outra, assim por diante, para que a estrutura do violão se mantenha tensa. Isto ajuda a manter a estabilidade do instrumento. Sempre mantenha o violão afinado. Essa dica também serve para cavaquinho e guitarra.
Quando fizer uma manutenção, limpeza de escala e trastes, pode tirar todas, mas é exceção.
Ao guardar instrumentos por períodos longos
Para períodos longos, aconselha-se baixar a afinação um tom. Assim mantém uma certa tensão. Muito cuidado com a umidade. “Já vi violão guardado por muito tempo embolorar”, conta Lineu.
Mesmo em viagem, se for como bagagem de mão, deve-se manter o violão tenso.
Higienização da escala com as cordas
É sempre mais fácil uma limpeza leve no dia a dia do que uma limpeza pesada, quando estiver muito sujo.
Sobre Lineu Bravo
Lineu Bravo é luthier autodidata, apreciador de boa música. Desde cedo, desenvolveu intimidade com a madeira na marcenaria do pai. Construiu o primeiro instrumento aos 14. Desde então, seus violões, cavacos, bandolins e violas têm ido parar nas mãos de grandes músicos. Guinga, Zélia Duncan, Marcus Tardelli, Marco Pereira, João Bosco, Yamandú Costa, Chico Buarque, Ulisses Rocha, Hamilton de Holanda, Ângela Muner, Rogério Caetano, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, João Lyra, Mauricio Marques, Edson Lopes, Alessandro Penezzi, Juarez Moreira, Fernando César, Jayme Vignoli, Flávio Apro, Giacomo Bartoloni, Swami Jr, Rosa Passos, Ana Carolina, Zé Paulo Becker, Douglas Lora e todos os integrantes do Quarteto Maogani são alguns deles.
Informações
A oficina de Lineu Bravo Luthier está localizada em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a 130 quilômetros de São Paulo.
Informações: lineu@lineubravo.com.br
Samuca Muniz e o violão Lineu Bravo
Dicas de Lineu Bravo para conservar seu instrumento