O músico Raphael Gimenes adquiriu o violão Lineu Bravo em julho de 2017 quando estava de passagem pelo Brasil. Ele conheceu o trabalho do luthier pela internet e através de outros músicos. Conheceu o violonista Daniel Marques, também cliente de Lineu Bravo, que falou do luthier para o músico. Além dele, outros músicos da UFMG, onde estudou por um semestre, em 2014, também indicaram Lineu a Raphael.
Raphael passou 5 meses viajando pela América do Sul (Bolívia, Peru, Chile e Argentina) com o violão, escrevendo novas músicas, que são a base de seu segundo disco. Em 2018 e 2019, ele fez turnês pelo Japão, Argentina e Brasil com o violão Lineu Bravo.
Depoimento de Raphael Gimenes sobre o violão Lineu Bravo
“O violão do Lineu tem um som impressionante. Todo mundo que me escuta tocando diz isso. Muito límpido, ressoa muito bem, parece água correndo e tocando pedras lisas numa manhã de sol. Esteticamente, o violão é lindo também, cor de terra, e é o violão que mais gosto. Todo o meu segundo disco, que está em fase de gravação, é tocado nele.”
Sobre a carreira de Raphael Gimenes
O músico Raphael Gimenes nasceu em Recife e deixou sua cidade natal quando ainda era adolescente. Ele viveu nos Estados Unidos, Suécia, Salvador, Belo Horizonte, e atualmente vive na Dinamarca há mais de 10 anos.
Seu primeiro disco, “Raphael Gimenes & As Montanhas de Som”, foi lançado na Europa e na Ásia, sendo eleito o “melhor disco brasileiro de 2016” na Holanda e chamado de “obra-prima conceitual” no Japão. O disco também ficou entre os 10 melhores de 2016 no site Written in Music.
As composições, que combinam elementos do folclore brasileiro com harmonias modernas, levam o ouvinte para dentro das montanhas e selvas brasileiras.
No momento, está gravando seu segundo disco, “América do Sol”, com canções em português e espanhol, além de um EP em inglês. Fez recentemente uma turnê na Argentina e no Brasil, onde também fez gravações com músicos locais para o seu segundo disco, incluindo a cantora brasileira Ilessi.
Sobre Lineu Bravo
Lineu Bravo é luthier autodidata, apreciador de boa música. Desde cedo, desenvolveu intimidade com a madeira na marcenaria do pai. Construiu o primeiro instrumento aos 14. Desde então, seus violões, cavacos, bandolins e violas têm ido parar nas mãos de grandes músicos. Guinga, Zélia Duncan, Marcus Tardelli, Marco Pereira, João Bosco, Yamandú Costa, Chico Buarque, Ulisses Rocha, Hamilton de Holanda, Ângela Muner, Rogério Caetano, Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, João Lyra, Mauricio Marques, Edson Lopes, Alessandro Penezzi, Juarez Moreira, Fernando César, Jayme Vignoli, Flávio Apro, Giacomo Bartoloni, Swami Jr, Rosa Passos, Ana Carolina, Zé Paulo Becker, Douglas Lora e todos os integrantes do Quarteto Maogani são alguns deles.
Informações
A oficina de Lineu Bravo Luthier está localizada em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a 130 quilômetros de São Paulo.
Informações: lineu@lineubravo.com.br
- Artistas
- 0