Há madeiras consagradas na construção de violões. O luthier brasileiro Lineu Bravo fala aqui sobre suas preferências em relação às madeiras
Para o tampo do violão, Lineu Bravo utiliza o Cedro Canadense ou o Abeto Europeu. “Cada madeira com suas características, produzem um som lindo e são utilizadas no mundo inteiro em violões de altíssima qualidade”, conta o luthier.

Violão de sete cordas com tampo em Abeto Europeu, faixas e fundo em Maple Europeu e escala elevada em Ébano.
Já para a faixa lateral e o fundo, Lineu Bravo Luthier gosta de usar o Jacarandá Brasileiro, Jacarandá Indiano ou Maple Europeu.
De acordo com Lineu Bravo, atualmente, há dificuldade para se encontrar a madeira do Jacarandá Brasileiro. “Hoje, tenho usado menos o Brasileiro, porque está cada vez mais raro e difícil de encontrar e também mais caro. Já o Jacarandá Indiano pode ser encontrado com muita facilidade, chegando ao Brasil com uma qualidade fantástica, por um preço razoável. Então, eu uso cada vez mais a madeira do Jacarandá Indiano.”
Segundo o luthier brasileiro, existem madeiras africanas e outras madeiras brasileiras que podem ser usadas também. “Eu já usei várias, tiveram um resultado também muito bom. Mas, por uma questão de mercado e de facilidade de acesso às já citadas, eu não tenho feito pesquisa de madeiras, pois trabalho com aquilo que sei que funciona e confio”, explica.
Lineu Bravo constroi a escala de Ébano e braço do violão com Cedro Brasileiro ou Mogno Brasileiro.
“Pronto, a partir daí você tem possibilidade de construir violões com qualidade fantástica. Claro que um luthier que está começando, que vende seus instrumentos por um valor muito baixo, pode fazer algumas pesquisas sobre madeiras justamente para baratear custo. Mas, como eu já trabalho em uma faixa de preço um pouco mais condizente com a qualidade dos meus instrumentos, não faz sentido eu querer correr riscos, arriscando a qualidade. Porém, o mais importante é ter em mente que a qualidade dos materiais é somente a metade da história. A habilidade, experiência e sensibilidade na construção é que irão definir a excelência do instrumento,” explica Lineu.
Entrevista cedida à Mayara Fujikake
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3 thoughts on “As madeiras preferidas de Lineu Bravo Luthier”
eu adimiro muito seu trabalho sou apaixonado pela lutheria gostaria muito de aprender essa arte fascinante,o que eu preciso para construir um instrumento quais as ferramentas basica!eu trabalho com moveis macinaria
Sempre acompanho seu trabalho, seus ensinamentos são muito válidos para mim, um iniciante na arte!
pois é eu andei pesquizando alguns,tipos de madeiras no caso jacarandá piranga da amazonia . kundurú (falso pau brasil)andiroba,piqui,cedro brasileiro ou cedrinho, e todas elas medão satisfação no son . algumas pesadas ,nesse caso temos que afinar mais uma espessura de 1,5 mm lataral e fundo. agora para o tampo nada substitui o cedro canadense ou o abeto.11 sou um admirador do lineu , os instrumentos são umas joias .parabens mais uma vez!!abraços.